A revista Visão Optometria e Ciências, dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa para descobrir como as pessoas usam e limpam suas lentes de contato. O resultado mostra que apenas 2% dos usuários seguem todas as regras de higiene, embora 80% acreditem ter bons hábitos.
O uso incorreto e a falta de limpeza das lentes podem provocar infecções, inflamações, pequenas conjuntivites, falta de oxigenação na córnea e até cegueira. “Além dos problemas ocasionados pelo uso incorreto, é preciso que um optometrista ou um oftalmologista faça a indicação do uso das lentes. Muitas pessoas compram lentes de contato sem avaliação adequada”, afirma Sergey Cusato Jr., professor e chefe do setor de Contatologia da Universidade Braz Cubas. É o caso das lentes de contato para vista cansada, que não precisam ser retiradas durante o sono. No entanto, é necessário rigoroso teste para indicação desse tipo de lente.
“Além dos problemas ocasionados pelo uso incorreto, é preciso que um optometrista ou um oftalmologista faça a indicação do uso das lentes. Muitas pessoas compram lentes de contato sem avaliação adequada”
O estudo foi feito com 433 pessoas que responderam um questionário antes de realizar o exame ocular de rotina. Cerca de 70% das pessoas entrevistadas relataram desconforto ao usar as lentes e 47% disseram já ter sofrido com infecções.
Os erros mais comuns de conservação relatados na pesquisa foram: dormir com as lentes, tomar banho e nadar sem retirá-las e não trocar a solução usada para conservar as lentes. “A higienização tem que ser feita todos os dias e com soluções multiuso que enxáguem, retirem as proteínas, desinfetem, limpem e hidratem a lente”, afirma Cusato.
“A higienização tem que ser feita todos os dias e com soluções multiuso que enxáguem, retirem as proteínas, desinfetem, limpem e hidratem a lente”
Confira as dicas de especialistas para conservar e limpar as lentes de contato:
• Lave as mãos antes do manusear as lentes. Seque com uma toalha que não solte fiapos
• Não use lentes quando for nadar no mar ou em piscinas
• Não lave ou guarde as lentes com a água da torneira
• Use apenas soluções indicadas pelo seu contatólogo para desinfetar as lentes
• Quando estiver com lentes novas, descarte as antigas. Não misture os pares
• Use as lentes apenas durante o período indicado na caixa
• Substitua seu estojo de lentes de contato a cada três meses
• Tenha cuidado com sprays que podem chegar próximo aos olhos (como laquês e desodorantes)
• Tenha cuidado no manuseio de maquiagens próximo aos olhos
• Guarde as lentes e os produtos de assepsia em local fresco e arejado, longe da luz, da umidade e do calor
• Evite manusear as lentes no banheiro. É a área da casa mais exposta às bactérias
Fonte: Prof. Sergey Cusato