Não somente as pessoas que possuem olhos claros devem tomar cuidado nos dias mais ensolarados. Isso porque a claridade excessiva pode provocar reações como a “Ceratite Actínica”, quando a córnea fica machucada, gerando nos olhos a sensação de desconforto, além de provocar vermelhidão.
Em casos extremos, quando a pessoa recebe diretamente nos olhos os reflexos de um espelho usado por outra pessoa, ou olha diretamente para o sol sem proteção, os raios ultravioletas podem gerar queimaduras na retina, ocasionando permanentemente a diminuição da visão ou mesmo a cegueira.
Para diminuir a sensação de desconforto, usar sempre óculos escuros adequados, com eficácia na filtragem dos raios ultravioletas, quando houver excesso de claridade é a primeira dica.
Outra recomendação é usar filtro solar ao redor dos olhos e quando a noite chegar, usar sabonete neutro para retirar o produto. Se estiver com os olhos irritados, procurar um oftalmologista, que, nos casos menos graves, podem sugerir colírios que tragam bem estar e saúde aos olhos.
Fonte: Hospital dos Olhos do Paraná