Alguns sinais denunciam problemas nas crianças e devem ser observados. Se aproximar muito de objetos e baixo rendimento escolar são alguns deles.
O Brasil possui 204 milhões de habitantes e destes, cerca de 16, 5 mil crianças são cegas, com menos de 15 anos, e pelo menos 50 mil têm alguma deficiência visual.
Pelo menos 70% das causas de cegueira infantil poderiam ser evitadas ou possuem tratamento efetivo. Alguns sinais que denunciam problemas oculares nas crianças (e que devem ser observados) são: inquietação, proximidade dos objetos para enxergar, baixo rendimento escolar e ficar muito próximo da TV ao assistir.
Aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos em decorrência de erros refracionais não corrigidos, por exemplo, a falta de óculos, estrabismo e ambliopia, a diminuição da intensidade visual.
Para promover a saúde visual, os especialistas recomendam que os pais e educadores providenciem a iluminação, cadeira e secretária adequadas para tarefas de leitura, corrigindo posições erradas (como ler deitado de barriga para baixo) e certificando-se de que a distância de leitura é de 30 a 40 centímetros.
É fundamental também a realização de pausas e verificar a posição dos monitores do computador e da televisão, evitando reflexos. No computador os olhos devem estar a um nível superior (15 a 20º) do centro do monitor e a distância da televisão deve ser cinco vezes a largura do ecrã.