O terçol ocorre quando há pequeno acúmulo de secreção ou pus na pálpebra, por isso a lesão fica palpável, vermelha e dolorosa. Também conhecido como hordéolo, o terçol é uma inflamação de glândulas que produzem secreção gordurosa ao redor dos cílios.
A inflamação pode acontecer somente pelo acúmulo errado da secreção das glândulas, ou também em conjunto com alguma infecção, causada por bactérias que vivem na pele. Entretanto, o terçol não é contagioso, e pode ser tratado em casa com higiene dos olhos e compressa morna.
Os principais sintomas do terçol são:
• Sensibilidade e dor na borda da pálpebra, • Surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro; • Aumento da temperatura na região; • Sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos
Quando a inflamação ou infecção é mais superficial, é chamada de terçol externo. Já o terçol interno acontece quando a lesão é um pouco mais profunda, e pode ser mais inflamada e dolorosa. A inflamação pode, ainda, virar o calázio, que tem a aparência de um terçol interno, mas é mais profunda e tem um tamanho maior. A principal diferença entre eles é que o calázio atinge glândulas mais profundas e, por isto, seus sintomas iniciais podem ser mais intensos e podem permanecer por mais tempo.
O que fazer quando se suspeita de terçol?
O terçol, normalmente, não precisa de remédios para curar e, por isto, o tratamento é feito em casa. Seguir algumas recomendações pode fazer com que ele melhore mais rapidamente, como:
• Limpar a região ao redor dos olhos, e não deixar acumular muita secreção; Aplicar compressas mornas no local afetado durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia;
• Não espremer ou mexer demais na região, pois pode piorar a inflamação; • Não usar maquiagem ou lentes de contato, parar não espalhar a lesão, ficando maior, e não fazê-la durar mais tempo.
O terçol, geralmente, desinflama ou drena sozinho em cerca de 4 dias, e não costuma passar de 1 semana. Os sinais de melhora são a diminuição do inchaço, da dor e da vermelhidão. Alguns casos, porém, são mais graves, podendo durar mais tempo e com piora da infecção, portanto, deve-se ficar atento aos sinais e procurar atendimento de um clínico geral.
Quando procurar o médico
Para identificar se o terçol está mais grave e procurar atendimento médico, deve-se ficar atento a alguns sinais, como:
• A inflamação se espalhar pelo rosto, apresentando um área grande vermelha, quente e dolorosa; • Os olhos estiverem muito vermelhos e irritados; • A visão estiver diminuída; • A lesão não desaparecer em 7 dias.
Após avaliação, o médico poderá prescrever uma pomada ou colírio com antibiótico e, em alguns casos, é até necessário o uso de antibiótico por via oral, como cefalexina. Também há poucos casos mais graves em que pode ser necessária uma pequena cirurgia para drenagem do pus da lesão.
Fonte: Tua Saude